No 5º Congresso Nacional da UGT (União Geral dos Trabalhadores) no dia 9 de maio, em São Paulo, foi eleita a nova diretoria da entidade. O encontro contou com palestras importantes que trouxeram reflexões sobre as perspectivas e rumos do sindicalismo diante das circunstâncias que assolam o mundo do trabalho. Além dos debates, também foi realizada a eleição da diretoria executiva da central, reconduzindo Ricardo Patah e Roberto Santiago à presidência e vice-presidência da UGT nacional.
O Presidente do sindicato, Jhonatan Moura, foi eleito Secretário de Políticas Públicas da UGT Nacional. “Para mim, como presidente do Siemaco Guarulhos, é uma honra participar deste evento ao lado de presidentes de grandes sindicatos. Este é um grande desafio, mas estou empolgado com as perspectivas de trabalhar em conjunto com outros líderes sindicais para desenvolver políticas públicas que beneficiem os trabalhadores e trabalhadoras em todo o país. Com a conjuntura atual, enfrentamos grandes desafios, mas estou confiante de que, com o trabalho em equipe e a união das entidades sindicais, poderemos fazer a diferença e garantir mais direitos e melhores condições de trabalho para todos.”, comenta Jhonatan.
Embora os desafios sejam grandes, os dirigentes têm buscado caminhos para o fortalecimento de lutas que vão além das pautas capital X trabalho. As entidades querem promover a igualdade de direitos, inserindo em seus debates a importância da conscientização social sobre temas como a sustentabilidade, inclusão, o respeito às diferenças e oportunidades para todos.
Além do presidente do Siemaco Guarulhos, também foram eleitos outros dirigentes do grupo Femaco, onde compõe o novo quadro diretivo como Roberto Santiago, Moacyr Malvino Pereira, André dos Santos Domingues (Fuzil), Jhonatan Moura, Silvana Viotto, Márcia Adão, Silvana Souza, Isabel Estevam e Renata Souza.